dica do dia MAQSUL

Dica do dia para Costurar

1- Aprender a costurar é um caminho sem volta!

Mas, como tudo na vida, os primeiros passos podem trazer uma série de dificuldades. Não se preocupe, é normal, e, com as dicas desse texto, temos certeza que você vai passar pelos obstáculos rapidinho!

2-Invista numa tesoura própria para tecidos

Tesouras para papel não são adequadas para cortar tecido. Elas frequentemente “mastigam” o tecido, e não permitem que o corte seja preciso. Dessa maneira, você terá uma peça toda torta e as bordas do tecido ficarão heterogêneas, com “piques” que com certeza vão atrapalhar sua costura.

3- Overlock pede cuidado redobrado

A máquina de overloque é a responsável por fazer aquelas costuras de acabamento interno que ficam bem rentes ao corte do tecido. E como ela faz isso? Cortando o tecido enquanto costura!

Você já deve ter sacado que isso pode ser uma fonte de problemas para as iniciantes! Quem está aprendendo a costurar deve ter o dobro de cuidado ao utilizar uma dessas máquinas. Sempre garanta que seu tecido está longe do pé da máquina e partes erradas não vão entrar na parte onde está a agulha. Ali também fica a faca, e qualquer pisadinha no pedal pode causar um estrago irreversível no seu tecido!

4-Para cada tecido uma agulha

Uma cena pela qual quase todo mundo que começa a aprender a costurar já passou: logo no primeiro ponto a agulha quebra. Ou então, em vez de furar o tecido, empurra-o para dentro de onde fica a bobina na máquina. Pois é, isso acontece porque cada tecido pede um tipo certo de agulha. Há variações em formato e espessura, que fazem cada agulha certa para determinado tipo de tecido.

5-Testar a costura em retalhos

Agora sim, tudo certo para começar, moldes cortados, acessórios à mão. Só falta começar a costurar! E até para isso tem uma diquinha de costureira profissional! Sempre teste a costura em um retalho, ou um pedaço do tecido que não será usado nem ficará à vista, Luz, agulhas, ação!

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Assistência Técnica