Máquinas de Costura e sua Era,
Surgimento das máquina de costura e da fábrica da Singer
1790 – O primeiro modelo foi patenteado por Thomas Saint, uma máquina de costura para trabalhos em couro.
1807 – O Alfaiate austríaco Josef Madersperger , apresenta a sua primeira máquina de costura.
1830 – O alfaiate francês Barthelemy Thimonnier foi o primeiro a criar uma máquina de costura realmente funcional,quando observava a forma de trabalhar das costureiras de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima, com ponto em cadeia. A máquina de Costura usava apenas uma agulha de gancho. Dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam 30.
1841 – Por conta da criação desta máquina de costura, artesãos enfurecidos destruíram as oficinas e máquinas do alfaiate, porque estavam preocupados com a perda de seus empregos.
1846 – Elias Howe patenteou um modelo com lançadeira sincronizada com a agulha.
1851 – Cinco anos depois, ainda nos Estados Unidos, aparece à primeira máquina de costura com pedal, No ano de 1850, Isaac Singer conheceu, na oficina de Orson Phelps, uma máquina de costura. Ao analisar cuidadosamente o seu funcionamento, sugeriu modificações que revolucionaram sua fabricação. Em onze dias, estava pronta a primeira máquina de costura, ,que passou rapidamente a dominar o mercado. realmente eficiente, Isaac Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar as suas máquinas de costura até sua morte, em 1875, aos 63 anos.
Tradicionalmente, alguns setores da indústria são ocupados por uma boa porcentagem de mulheres. Este é o caso das indústrias de vestuário e calçados (65%), farmacêutica e veterinária (54%), de fumo (53%), perfumaria e sabonete (33%) (Ribeiro et al. 1984). A incorporação do trabalho da mulher na indústria é bem maior nas regiões desenvolvidas do Brasil, alcançando em São Paulo o dobro da média nacional, isto é, em cada cem mulheres que trabalham, trinta estão na indústria.
As máquinas de Costura vem evoluindo cada vez mais, ganhando mais e mais funções e utensílios para que sua eficiência de produção fosse crescendo dia a dia.
As empresas industriais que trabalham na manufatura de peças de vestuário, produtos em couro, sapatos etc. empregam um grande número de homens e mulheres que trabalham na operação de máquinas de costura;
Alta costura e crescimento de produção
Com as produções em massa desenvolvidas pela popularização das máquinas de costura, as roupas foram ganhando cada vez mais espaço, público e acessibilidade, chegando a todo mundo e com diferentes estilos. As variações iam além de cortes e tecidos, mas também nos tipos de peças que eram criadas e na quantidade de produção de cada uma delas. Neste meio tempo, surgia a alta costura, tentando ser a fonte que nadava contra corrente. A ideia, originalmente francesa, era de manter os padrões antigos de corte e costura para que as peças fossem únicas, exclusivas e sob medida, exclusivamente para quem conseguisse bancar financeiramente. Depois dos períodos de guerra, algumas regras foram criadas para que o alto escalão da costura tivesse que seguir para se manter onde estavam – no luxo e na exclusividade – e assim funciona até os dias atuais.
Com toda a História da Máquina de Costura desde o seu surgimento e aos dias de Hoje, a Maqsul Máquinas, se identificou com as máquinas de Costura e quis contribuir ao mercado de Confecção e Costura em Geral, inovando e trazendo tecnologias e qualidade aos seus produtos comercializados, também busca fazer a sua participação na Felicidade pessoal e financeira de quem investe no mercado Têxtil, sabemos o quanto importante é poder proporcionar as seus clientes e amigos a possibilidade de realizarem seus sonhos através das máquinas de Costura, Máquinas de Bordado e Máquinas de Corte a Laser,