Como usar a sua Scanncut para criar desenhos de recorte

Você sabia que pode usar o ScanNCut SDX225 para criar arquivos cortados para aplique direto de um arquivo .pes? Não é necessário software!

É preciso apenas um pouco de trabalho para obter a sequência certa para usar como dados de corte. Você tem que isolar tais sequências do resto dos elementos do design, mas é realmente simples. É só uma questão de escolher as seções certas do design e excluir as que não são pontos de colocação de apliques.

Design de carga

Guarde seu design de bordado em um pendrive e coloque que coloque no ScanNCut. Para este blog, estou usando o arquivo Stegosaurus.pes.

Carregar arquivo com appliqué em ScanNCut

Recupere o arquivo .pes do pendrive selecionando Recuperar dados e, em seguida, o USB como fonte. Outros locais possíveis para arquivos são a memória interna do ScanNCut, a Nuvem de Espaço de Trabalho de Tela ou em seu PC através de uma conexão direta via cabo USB.

Toque na miniatura e o design será carregado.

Procure dados de corte

Depois que o design tiver sido carregado, a tela mostrará dois ícones na parte inferior, um que se parece com uma flor e outro que parece um escudo.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 com ícones de opção "flor" e "escudo"

O ícone do escudo

O ícone do escudo procura informações de corte de aplique no design. No mundo Irmão, quando um aplique é criado em PEDesign ou em uma máquina de bordado Brother, você pode indicar que uma ou mais partes do design são “dados de corte” para um aplique. Essa informação é salva com o arquivo .bordado.
Se você selecionar esse ícone, provavelmente receberá uma mensagem de que não há dados de linha de corte encontrados.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 indicando nenhum dado de corte para aplique encontrado no arquivo .pes

Eu olhei para os desenhos pes com apliques de uma variedade de provedores não encontraram um único que reconheça qualquer parte de um aplique como dados de corte. Então, parece que é uma coisa de “irmão”. O arquivo .pes ou .phc deve ser criado com esses dados de corte em uma máquina de bordado Irmão ou software Brother. Isso é um tema para outro dia.

O Ícone da Flor

Então selecione o ícone da flor, não o ícone do escudo.

Toque no ícone da flor, e o design será exibido na tela com três opções para carregar informações: por detecção de região, por detecção de contorno ou por detecção de ponto. Selecione a detecção de pontos e todas as sequências de pontos são carregadas e serão agrupadas.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 com opções de detecção para dados de corte de apliques

Desagrupar todos os elementos

Clique no ícone Grupo para desgrupar todos os elementos. Isso permite que você exclua seletivamente as partes do ponto que você não precisa (e mantenha as que você deseja).

Clique em Definir.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 mostrando a desseleção do ícone do grupo.

Algumas palavras sobre Appliqué

Agora pense em apliques. Uma sequência típica de ponto de aplique consiste em três partes.

Ponto de colocação

Primeiro é um ponto de colocação. Este é geralmente um ponto de corrida único que mostra onde colocar o tecido para o aplique.

Ponto tackdown

A próxima sequência de pontos em um aplique é o ponto de aderência para baixo. Este é muitas vezes um ponto de corrida dupla que coloca o tecido no lugar.

Se o seu aplique não estiver pré-cortado, depois do ponto de aderência para baixo você precisa cortar o excesso de tecido longe do aplique, aparando perto da pontada. Se o seu aplique já estiver cortado, não é necessário nenhum corte adicional.

Ponto de cobertura

A parte final de um aplique é o que eu chamo de ponto de cobertura. Este ponto cobre as bordas cruas do aplique com um ponto de cetim, um ponto de cobertor ou um ponto de motivo. Este ponto pode seguir imediatamente após o ponto de aderência para baixo ou pode ser costurado mais tarde na sequência.

Além das peças de aplique, geralmente há elementos de bordados adicionais que melhoram e finalizam o design.

Então, nossa tarefa é excluir todas as partes do design EXCETO os pontos de colocação para cada um dos apliques.

Cuidado

Uma nota de cautela, aqui. Estamos usando dados de pontos para criar dados de corte, e os dados de corte incluirão todas as informações de pontos, como tie offs. Assim, os dados de corte resultantes podem não ser uma linha de corte suave, mas uma série de atalhos, assemelhando-se a pontos. Usando o ponto de colocação para criar dados de corte, ele será o mais simples e suave possível usando este método.

Identifique sequências de apliques para salvar

Organize peças na tela

Para ver os diferentes elementos do design, selecione um dos ícones de arranjo para que as partes do design sejam todas separadas umas das outras.

Embora o recurso de organização seja principalmente para organizar a colocação mais eficiente de itens para corte, agora use-o para separar todos os elementos do design para excluir os necessários.

O ScanNCut oferece três maneiras de organizar itens no tapete, então escolha uma. Não importa qual deles resulte na separação dos elementos de design no tapete.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 mostrando diferentes opções de arranjo

Selecione um dos arranjos e clique em OK. O ScanNCut levará um minuto para processar o design e separar todos os elementos.

Tamanho do tapete

O design do Stegosaurus tem 16 sequências de pontos diferentes. Então, para ver todos eles no tapete, eu tive que selecionar o tapete de 12″ x 24″ antes que eu pudesse usar com sucesso o ícone de arranjo. Então, se houver mais elementos do que se encaixa em um tapete de 12″ x 12″, mude o tamanho do seu tapete para 12″ x 24″. Não importa se você não tem este tapete de tamanho; é apenas uma configuração temporária para ser capaz de ver todas as partes do design.

Alterar o tamanho do tapete

Para alterar o tamanho do tapete, clique na chave e, em seguida, a partir das configurações selecione Área de Corte , a seta para a frente e selecione uma área de corte de 12″ x 24″. Clique em OK.

Reorganizar em Tapete Maior

Selecione novamente um dos ícones de arranjo. Agora, a tela do ScanNCut exibe uma renderização de um tapete com todas as peças separadas.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 mostrando elemento de design separado no tapete de 12" x 24".

Nota: se usar o tapete 12 x 24, role para baixo usando a seta para baixo para ver o resto dos elementos do design.

Cada sequência de costura no design será um elemento que você pode salvar ou excluir. Selecione OK para selecionar todos os elementos indicados por caixas vermelhas em torno de cada elemento.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 com todos os elementos do design separados e selecionados.

Identifique pontos de colocação para Aplique e Exclua todos os outros

Quando você tocar na seta direita em Selecionar, o primeiro elemento da sequência de ponto será selecionado.

Consulte o gráfico de cores que acompanhou seus desenhos para entender a sequência de costura para o seu design.

Ponto de colocação #1

No caso do Estegossauro, a primeira sequência no ponto é o ponto de colocação para as placas traseiras do dinossauro. Mantenha essa sequência de pontos!

Captura de tela do ScanNCut SDX225 mostrando ponto de colocação para o primeiro aplique

Toque na seta direita para selecionar o próximo item na sequência de pontos. Este é o ponto de aderência para baixo para o aplique. Para o estegossauro, é o ponto de aderência para baixo para as placas traseiras. Exclua esta sequência, pois não queremos cortar dados desta sequência.

Ponto de colocação #2

Uma vez que um item tenha sido excluído, o próximo item da sequência é automaticamente selecionado. Então este é o terceiro item no ponto para fora, e para o Stegosaurus, é o ponto de colocação para as placas dianteiras do dinossauro. Queremos manter essa sequência de pontos.

A captura de tela do ScanNCut SDX225 com o segundo ponto de colocação para aplique de placa frontal é selecionada

Ponto de colocação #3

Toque na seta direita para selecionar o próximo (4º) item na sequência de costura (os pontos de aderência para baixo para as placas dianteiras.) Apague essa sequência.

O próximo item (5º) é selecionado automaticamente. Este é o ponto de colocação das pernas do dinossauro.

Captura de tela da mensagem ScanNCut SDX225 ao selecionar ponto de colocação para aplique de pernas de dinossauro

Precisamos mantê-los, então basta selecionar a seta direita para selecionar o ponto correspondente de aderência para baixo para as pernas (6º). Apague esta sequência.

Ponto de colocação #4

O próximo item (7º) é o ponto de colocação para o corpo do dinossauro.

Captura de tela da mensagem ScanNCut SDX225 ao selecionar ponto de colocação para aplique corporal de dinossauro

Precisamos manter isso também, então, como antes, toque na seta direita para selecionar a próxima sequência (8ª), o ponto de aderência para baixo para o corpo do dinossauro. Apague esta sequência.

Elementos restantes

Use seu gráfico de cores de design para determinar quantos apliques estão no design e exclua quaisquer sequências de pontos não necessárias.

Exclua todas as sequências não pedidas para que os pontos de colocação para todos os apliques no design permaneçam. Reerume todos eles para caber em um tapete de 12″ x 12″, selecione o ícone da chave inglesa e altere o tamanho do tapete de volta para 12″ x 12″. Clique ok.

Salve os arquivos de corte para sua máquina, um pen drive ou envie-o a nuvem do Canvas Workspace.

Os pontos de colocação agora são dados cortados para aplique (um arquivo .fcm) e podem ser cortados com o ScanNCut.

Offset

O ponto de colocação para um design é o tamanho exato do aplique. Dependendo do tamanho e tipo de ponto de cobertura, é possível que a borda interna do aplique não possa ser totalmente coberta por um ponto de cetim, por exemplo.

Se isso for problema, adicione um deslocamento ao design para que ele seja cortado ligeiramente maior do que o ponto de colocação.

Se não estiver na função editar, selecione o elemento ao que deseja adicionar deslocamento, selecione Editar objeto e, em seguida, toque no ícone de deslocamento. Digite a quantidade de deslocamento para adicionar.

Não o torne muito maior, ou você terá que aparar para que a borda do aplique não apareça na borda externa do ponto de cobertura. Adiciono apenas um pouco de deslocamento (0,06″) aos apliques antes de cortá-los para garantir que o ponto de cobertura cobrirá adequadamente todas as bordas cruas.

Gráfico mostrando deslocamento para corte de aplique

Corte Appliqué

Coloque seu tecido no tapete ScanNCut e digitalize-o para posicionar os elementos de aplique.

Captura de tela do ScanNCut SDX225 com tecido digitalizado representado na tela

Você está pronto para cortar!

 

Fonte, veja mais em: (rockymountainsewing.com)

Precisa de ajuda?